SÉ CATEDRAL DE BISSAU

Nossa Senhora da Candelária

Noticias

Noticias

Católicos Guineenses Continuam Reunidos no Primeiro Sínodo Diocesano

Por Elisangila Raisa Silva dos Santos/ Braima Siga

Foto da Catedral

Católicos Guineenses Continuam Reunidos no Primeiro Sínodo Diocesano

Cristãos Católicos da diocese de Bissau estão reunidos, esta terça-feira (14/01), pelo segundo dia consecutivo no primeiro Sínodo diocesano de Bissau. O encontro junta cerca de duzentos delegados das diferentes paróquias e missões da diocese de Bissau para procurar o melhor caminho rumo a nova evangelização

O encontro que decorre sob lema "a Nova Evangelização" debate entre outros sincretismos religioso, vida moral dos cristãos, diálogo ecuménico e inter-religioso, entre outros.

Um dos temas em debate desde ontem e retomado esta terça-feira é a Primeira Evangelização e Nova Evangelização. Sobre o tema a Rádio Sol Mansi (RSM) falou com um dos porta-vozes do sínodo Padre Domingos Binhagué, que afirma que os temas têm impacto sobre a sociedade porque a Guiné-Bissau desde o tempo colonial que começou a evangelização e agora "estamos na nova etapa de evangelização por isso é necessário fazer um reunião para avaliar o que foi feita até então e o que é necessário fazer para frente".

Sobre o tema "A Primeira Evangelização e Nova Evangelização", os delegados realizaram trabalhos de grupo para apontar os pontos fortes e fracos, na qual destacaram "anúncio da boa nova no contexto guineense na sua própria língua; trabalhos sociais, educação e saúde; formação de quadros leigos; aderência de qualquer confissão religiosa a nova evangelização, como pontos fortes e a falta de ensinamento doutrinal e catequético; apego aos bens matérias; sincretismo religioso e fraca formação moral dos fiéis como ponto fraco".

Igualmente os participantes afirmam que é necessário melhorar os conteúdos catequéticos, propor e ter coragem para proceder a rotura de aspectos negativos de valores tradicionais contrário aos valores evangélicos.

"Sensibilizar e incutir a todos os fiéis o sentido de pertença a Igreja e de missão evangelizadora", é um dos pontos recomendados.

Ainda foi debatido o tema ligado a "Palavra de Deus".